Sorriso de Plantão recebe Prêmio Valores Familiares e Comunitários
Condecoração da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias destaca trabalhos realizados em prol dos cidadãos e bem-estar social
Por Ana Carolina Lima
No início deste mês, o Sorriso de Plantão teve seu trabalho reconhecido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: o projeto de extensão universitária foi um dos homenageados e ganhadores do Prêmio Valores Familiares e Comunitários. A noite de 2 de novembro foi marcada pela condecoração das atividades desempenhadas pelos voluntários que dedicam seus sábados aos plantões que levam leveza e alegria a crianças e adultos hospitalizados.
Para Izabelo Melo, integrante do projeto há cinco anos, o prêmio é motivo de muito orgulho. “Ficamos imensamente gratos pela indicação que foi justificada pelo nosso ‘excelente currículo, competência e transparência perante a sociedade’. Dedicamos esse prêmio a toda nossa equipe de voluntários que são nossos Palhaços Doutores que estão todos os sábados marcando presença nos hospitais com total alegria e dedicação e a nossa equipe de comunicação”, relata.
A fala de Izabela ressalta a parte fundamental para o funcionamento e continuidade das atividades: os palhaços doutores – sem a participação dos universitários voluntários, a história que o Sorriso de Plantão carrega consigo não existiria. Ao longo de 18 anos, diversos estudantes passaram pelo projeto, deixando um pouco de si e levando um pouco consigo. Essa troca é responsável por dois fatores importantes: o aprendizado e a humanização.
Para além de levar a ludoterapia aos seis hospitais de atuação, o Sorriso de Plantão se orgulha em afirmar que a humanização dos futuros profissionais é um de seus focos. Entra-se uma pessoa, sai-se outra. A empatia e o cuidado ao próximo são trabalhados involuntariamente, em cada sábado de plantão.
O prêmio
A premiação tem por objetivo destacar e apresentar ações que proporcionam o bem ao próximo e elevam o bem-estar social. Fazem parte da premiação autoridades civis e militares, empresários, religiosos e personalidades.