O projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão, surgiu em 27 de março de 2002, iniciado por um grupo de alunos do curso de medicina da UFAL, inspirado pela notável iniciativa dos Palhaços de Hospital do grupo Doutores da Alegria.
Inicialmente voltado para estudantes da área de saúde da UFAL, o projeto gradualmente abriu suas portas para alunos de diversas graduações e expandindo-se para outras faculdades. Essa expansão reflete a visão de que o trabalho desenvolvido se baseia na solidariedade, algo independente da profissão que se exerce. Em 2008, uma parceria foi firmada com a Proex Uncisal, estabelecendo que UFAL e UNCISAL seriam responsáveis pelo apoio logístico e financeiro para a manutenção das atividades do projeto.
Desde então, vem desenvolvendo atividades lúdicas com pacientes hospitalizados em 6 hospitais públicos da cidade de Maceió: Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), Hospital Santa Casa - Unidade Farol, Hospital da Criança e Hospital Metropolitano. Coordenado pelo Prof. Claudio Soriano (Docente da UFAL) e a Profa. Maria Rosa (Docente da UNCISAL).
Fundamentado na quebra do estigma de que hospitais são ambientes sombrios e tristes, as visitas têm um valor terapêutico. A tristeza é entendida como algo que pode agravar a recuperação dos pacientes. Assim, ao levar alegria ao ambiente, o grupo contribui para o bem-estar e, consequentemente, para a saúde dos pacientes.
Sendo pioneiro no campo de Promoção à Saúde na Atenção Terciária em Alagoas, o projeto está inserido na rede nacional de palhaços de hospital e já participou no grupo de pesquisa da Federação Europeia de Palhaços de Hospital (EFCHO), se mantendo sempre em atualização continuada e permanente. Tornou-se uma referência significativa para a universidade, com produções acadêmicas, apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em revistas de alto impacto. O projeto também influencia trabalhos de conclusão de curso, residências, mestrados e doutorados.
O Sorriso de Plantão engaja cerca de 105 membros, entre estudantes universitários e profissionais de diversas áreas (que ingressaram enquanto estudantes). Para participar do projeto é necessário ser universitário do primeiro ao penúltimo ano do curso de qualquer área de formação (saúde, exatas e humanas) e podendo ser de qualquer instituição educacional (pública ou particular).
A seleção ocorre anualmente em três fases: prova escrita (onde são levadas situações que ocorrem nos plantões), apresentação artística (canto, dança, interpretação, contação de história, desenho, declarar poema, etc.) e entrevista com a coordenação do curso e integrantes veteranos.
Os membros passam por uma seleção anual, na qual trazem à vida um irmão gêmeo interpretado pela sua melhor versão. A cada ano, inscrições são abertas para quem deseja se juntar ao grupo. As datas das seleções podem ser acompanhadas em nosso perfil no Instagram (@sorrisodeplantao) ou em nossa página de Seleção.