Colorir para Sorrir: arte e saúde mental durante o isolamento

Colorir para Sorrir: arte e saúde mental durante o isolamento
Projeto realiza 2ª entrega de materiais de pintura em hospitais de Maceió
Por: Kamilla Abely

Durante essa semana, foram realizadas as entregas da 2ª remessa do “Colorir para Sorrir”, projeto criado pelo Sorriso de Plantão e IFMSA Brazil UFAL. A iniciativa, que iniciou suas ações no final de março, busca preservar a saúde mental das crianças hospitalizadas, por meio da arte (pintura de desenhos). Leia mais sobre o Colorir para Sorrir.

 

O projeto fez a doação de 458 caixas de giz de cera, cerca de 5000 desenhos acompanhados de 100 mensagens aos profissionais de saúde. O material foi dividido, conforme a demanda, entre os seguintes hospitais: Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU-HUPAA), Hospital Santa Casa da Misericórdia - Unidade Farol, Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) e Clínica Infantil Dra. Daisy Lins Brêda. 

 

Além dos citados hospitais em que o Sorriso de Plantão desenvolve suas atividades, o Ambulatório de Oncologia Pediátrica Ronald de Vasco Júnior (Casa da Criança), localizado no Hospital Veredas, também foi adicionado ao “Colorir para Sorrir” nessa segunda edição.

 

A iniciativa foi elogiada pelos profissionais dos hospitais já que não estão recebendo visitas de projetos voluntários em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “As crianças sentem muita falta, então a cada cartinha, a cada mensagem e a cada desenho pintado, traz o sentimento de que os palhaços doutores estão se fazendo presentes, ainda que distantes: ‘Olha, vocês não estão sendo esquecidos, nós estamos aqui’”, relatou Jaicila Freire, técnica de enfermagem do Setor de Oncologia da Santa Casa. 

 

 

O Sorriso de Plantão é um dos projetos que está com suas atividades temporariamente suspensas como medida de segurança no ambiente hospitalar, tanto dos pacientes quanto dos integrantes. “E a gente quer que tudo isso termine logo para voltar a ter esses encontros com os nossos pacientes porque é muito importante eles sentirem essa presença e essa alegria que o projeto nos traz”, enfatizou a técnica de enfermagem.

 

A compra dos materiais (resmas, giz de cera e pastas) foi viabilizada por:

 

  • IFMSA Brazil UFAL; 
  • LivaNova (fabricante de dispositivos médicos) por meio de sua representante comercial Jacqueline Silva
  • Atlética de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (A.A.A. Jaqueline Fraga); 
  • Família/amigos de Bruno Pellozo - membro do comitê da IFMSA Brazil UFAL e integrante do Sorriso de Plantão;
  •  

A impressão dos materiais foi realizada por Rita Adélia, diretora substituta de Saúde Pública da IFMSA Brazil UFAL. 

 

Sobre a IFMSA Brazil UFAL

 

Comitê local de estudantes de medicina filiados pela Universidade Federal de Alagoas à IFMSA Brazil. Conta com 31 acadêmicos filiados e cerca de 150 acadêmicos vinculados, realizando ações e projetos dentro e fora da universidade, como o Projeto ‘Calouro sangue bom’, que incentiva a doação de sangue e medula óssea, como também saúde dos rins que possibilita conscientizar sobre a saúde dos rins e medição de pressão com o intuito de auxiliar a disseminar acesso à saúde; sempre objetivando construir trabalhos e produção científica através de suas ações na comunidade e dentro do meio acadêmico.