Professora e aluno de design publicam artigo sobre o Foguete de Leitura do Sorriso de Plantão

Professora e aluno de design publicam artigo sobre o Foguete de Leitura do Sorriso de Plantão
Foguete de Leitura foi criado pelo Laboratório de Experimentação em Design, da Ufal
Por: Sorriso de Plantão

Juliana Donato e Sandro Neris são do Laboratório de Experimentação em Design, que desenhou o foguete

 

A professora Juliana Donato e o graduando Sandro Neris, ambos do Laboratório de Experimentação em Design da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Alagoas (Faud/Ufal) tiveram seu artigo sobre a Biblioteca Móvel Pediátrica, conhecida como ‘Foguete de Leitura’, publicados na IV Jornada Avia! da Semana de Design da Ufal.

 

O foguete, que leva leitura e diversão para as crianças da pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE) desde 2018, foi criado no âmbito laboratório de Donato. A ideia da criação se deu em uma parceria da coordenadora do Sorriso, Maria Rosa, com o professor Diego Souza, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e sua concretização na mão de Ivaldo Coelho, que construiu o foguete à partir do desenho feito pela equipe de design.

 

 

No artigo, professora e aluno se debruçam sobre o processo de criação do foguete e os referenciais teóricos que foram usados em sua concepção, assim como a importância do design para criar um ambiente hospitalar mais humanizado, seguindo o preconizado pelo Ministério da Saúde desde 2001, no Plano Nacional da Humanização da Assistência Hospitalar (PNHA). 

 

O texto dá maiores detalhes sobre o cuidado que foi dado no momento da construção do modelo, que deveria incluir peças que pudessem ser higienizadas facilmente e que pudesse lidar com desníveis com facilidade, para poder se adequar ao ambiente hospitalar. O foguete representa a viagem que a criança faz do ambiente hospitalar para o reino mágico de sua leitura.

 

O artigo pode ser acessado pelo link.