Doar medula óssea salva vidas e é um compromisso social

Doar medula óssea salva vidas e é um compromisso social
Em Alagoas, o doador deve comparecer ao Hemoal para se cadastrar
Por: Luan Oliveira

O transplante de medula óssea possui diversas aplicações terapêuticas e, no contexto da pandemia do novo coronavírus, se tornou mais difícil devido à baixa adesão da doação voluntária – problema similarmente enfrentado por outros insumos necessários, como o sangue.

O dia mundial do doador de medula óssea ocorre todos os anos desde 2015, iniciativa da Associação mundial dos doadores de medula óssea, para celebrar o Marco de 25 milhões de doadores cadastrados mundialmente. A data é o terceiro sábado do mês de setembro, esse ano, o dia 19.

O transplante é indicado em casos de doenças sanguíneas como anemia aplástica grave e alguns casos de leucemia – tipo de câncer que compromete os leucócitos. O transplante normalmente é complementar a outros tratamentos para o quadro do paciente. 

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos do corpo humano, conhecido popularmente como ‘tutano’. Ela é responsável pela produção de componentes importantes do sangue, como os glóbulos vermelhos e brancos.

A doação é a principal forma de obtenção das células que trabalham na reconstrução da medula óssea comprometida. O processo é rápido e acompanhado de anestesia. O doador deve se cadastrar em um banco credenciado e passar por uma bateria de testes. Quando há compatibilidade com um receptor, o doador é convocado para efetuar o procedimento. 

O risco para o doador é mínimo, com a medula se reconstruindo em poucos dias e problemas que possam ocorrer no processo normalmente são prevenidos por meio de testes anteriores que avaliam a capacidade do corpo. Sintomas leves, como dor de cabeça, são facilmente controlados com medicação. 

Em Alagoas, as doações são recebidas pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que vem seguindo rígidos protocolos de biossegurança para garantir a tranquilidade do doador quanto à possível infecção por Covid-19. São coletados, inicialmente, 5 ml do interessado para realizar os testes necessários. 


Os requisitos são ter entre 18 e 55 anos, ter boa saúde, e não apresentar doenças infecciosas e do sangue. O procedimento de cadastro leva em média 20 minutos e ocorre sem custos. O telefone de contato do Hemoal é o 82 3315-2109.

O Sorriso de Plantão sempre teve um compromisso em promover a saúde e ações de doações, como o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. Com a pandemia, ações presenciais estão suspensas, mas o recado tá dado: doar é rápido, indolor e salva vidas!