Segunda edição do Colorinando explora processo de anestesia de forma lúdica para crianças
História em quadrinhos produzida pelo LED em parceria com o Sorriso de Plantão narra as aventuras de Luizinho e seus amigos na luta contra os soldados do Dódoi
A segunda edição do Colorinando, um projeto de quadrinhos que demonstra de forma lúdica para crianças conceitos da medicina, está sendo finalizado pelo Laboratório de Experimentação em Design (LED) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Sorriso de Plantão. Dessa vez, a história narra as aventuras de Luizinho contra os soldados do Dódoi, e procura tornar mais lúdico o contato da criança com a anestesia, que pode ser assustadora para os pequenos.
Na narrativa, o anestésico é referido como uma poção mágica, que ajudará Luizinho a atravessar para o mundo dos heróis. Lá ele ajuda seus médicos, Tornado Branco e Super Marcão, a combater as forças do mal. O cenário onde a história se passa também é inspirado em uma iniciativa real, de uma enfermeira do Hospital Universitário Alcides Carneiro, de Campina Grande (PB).
“A equipe do LED desenvolveu os personagens e montou as páginas sempre buscando como referência o ambiente hospitalar onde a narrativa se passa, no caso dessa edição, a ‘salinha do aquário’, idealizada pela enfermeira Mabel Rodrigues no Hospital Universitário, que é o local onde as crianças iniciam o processo pré-operatório”, conta Juliana Donato, coordenadora do LED.
Todos os volumes produzidos pelo Colorinando podem ser baixados gratuitamente. Além dos quadrinhos, o projeto possui também várias atividades de colorir e brincar, inspiradas nos personagens das historinhas.
O projeto Colorinando é uma parceria do LED com o Studio Pau Brasil, a Liga Acadêmica de Infectologia, o projeto Sorriso de Plantão, o Centro Universitário Unifacisa e o Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC. A edição foi inspirada e apoiada pela Dra. Isabela Donato, que é médica anestesista e atua com o público infantil. O roteiro foi elaborado pelos acadêmicos de medicina Lucas Donato e Manuella Leal, auxiliados também pela equipe de alunos e a gerente de pesquisa do HUAC.
As páginas da segunda edição do Colorinando já podem ser exploradas por meio do link, junto de diversos materiais lúdicos criados pelo laboratório e seus parceiros.