Sorriso de Plantão recebe doações de livros para seus novos Foguetes de Leitura
Foguetes serão custeados com recurso de projeto vencedor de edital do Instituto Ronald McDonald e deve investir em cinco novas bibliotecas móveis para levar leitura e diversão para os hospitais da capital alagoana
O Sorriso de Plantão está aceitando doações de livros infantis e infanto-juvenis para compor o acervo de suas novas Bibliotecas Móveis Hospitalares. Após ser selecionado em um edital, o projeto de extensão contará agora com cinco novas unidades do móvel conhecido como “Foguete de Leitura”, que serão entregues em hospitais de Maceió para trazer mais alegria, leitura e imaginação aos pequenos.
O edital em questão foi o McDia Feliz, do Instituto Ronald McDonald, voltado para o financiamento de projetos relacionados ao câncer. “Ficamos muito felizes em receber esse financiamento, que possibilita a gente levar a leitura para mais hospitais, mas não temos recursos para obter os livros. Como sempre, contamos com a participação da comunidade para concretizar esse projeto”, explica a coordenadora do Sorriso de Plantão, Maria Rosa.
Os Foguetes de Leitura são desenhados pelo Laboratório de Experimentação em Design da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Alagoas (LED-Faud/Ufal). O desenho do móvel é feito tendo em mente as necessidades do ambiente hospitalar, como segurança e facilidade de higienização.
Até o momento, o projeto conta com três unidades da biblioteca, nos hospitais Geral do Estado (HGE), o Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e Hospital Escola Helvio Auto (HEHA). As novas unidades serão entregues na Santa Casa (Farol), Hospital Veredas, Casa da Criança (que fica no Veredas) e na Casa da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala).
Para doar, os interessados podem entrar em contato com o Sorriso de Plantão por meio de seu Instagram ou pelo telefone (82) 99829-5826.
O Projeto “Baú de Ideias – Fase 2”
As cinco novas unidades das bibliotecas móveis serão viabilizadas através do Projeto “Baú de Ideias – Fase 2”, financiado pelo Instituto Ronald McDonalds, a partir de recursos arrecadados com o Mc Dia Feliz, o qual está sendo executado pela APALA. A APALA é uma instituição sem fins lucrativos, que por missão apoiar crianças e adolescentes com câncer e adultos com leucemia, fornecendo suporte ao longo do tratamento oncológico.
A confecção e distribuição das bibliotecas móveis é uma das linhas de ações previstas no Projeto “Baú de Ideias – Fase 2”. O Projeto tem por objetivo ofertar aos assistidos da APALA atividades de apoio pedagógico, lúdicas e recreativas, buscando o desenvolvimento cognitivo, social, interação com outras crianças, além de estimular a continuidade pela vida escolar pós-tratamento. O afastamento escolar é uma realidade recorrente ao longo do tratamento oncológico, ocasionado, muitas vezes, em evasão definitiva. O projeto busca, portanto, atuar nessa seara, de forma a estimular o desenvolvimento dessas crianças. Com as bibliotecas móveis visa-se estimular a leitura e entreter as crianças no curso do tratamento. Desta forma, as mesmas serão entregues nos 2 hospitais de referência de câncer infantojuvenil do nosso estado (Santa Casa e Veredas) e 1 unidade ficará na sede da APALA.
O Sorriso de Plantão
Um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Sorriso de Plantão leva há 19 anos alegria e cores para o ambiente hospitalar. Os universitários voluntários, chamados de “palhaços-doutores”, se pintam e fazem visitas em hospitais da capital.
O projeto se baseia no princípio da ludoterapia, usando o riso e as brincadeiras para tornar o processo de internação mais tolerável para os pacientes, especialmente crianças diagnosticadas com câncer. Com a pandemia, o Sorriso interrompeu seus plantões presenciais, para garantir a segurança dos pacientes, dos profissionais da saúde e dos estudantes voluntários.
São iniciativas como o Foguete de Leitura e o Colorir Para Sorrir, com desenhos temáticos para as crianças pintarem, que mantem acesa a chama do projeto, e ajudam a tornar a permanência no hospital mais colorida.