Terceira edição do “Colorinando” trata prevenção de acidentes de forma lúdica
Projeto do Sorriso de Plantão em parceria com o LED-Ufal traz quadrinhos para colorir com temas importantes para a saúde das crianças
O Sorriso de Plantão, em parceria com o Laboratório de Experimentação em Design da Universidade Federal de Alagoas (LED-Ufal), lançou nesta sexta-feira (06) a terceira edição do Colorinando, um gibi lúdico para colorir com conteúdo educativo para crianças. Dessa vez, o tema é a prevenção de acidentes domésticos.
A história narra as aventuras dos doutores Cadê Golias e Pajuaba, que visitam Liz e Mateus em um dia tedioso e os ajudam a se divertir com segurança na cozinha de sua casa. Para a coordenadora do Sorriso de Plantão, a enfermeira e professora universitária Maria Rosa, a história traz orientações importantes de forma lúdica.
“As crianças estão ficando mais tempo em casa por não estarem nas escolas e nas creches, então o risco de acidentes aumenta, devido á exposição”, detalha. “O objetivo é sensibilizar quanto a esses riscos, tanto para o cuidador quanto para às crianças maiores, que vão aprender como evitar acidentes em casa".
A historinha será impressa em preto e branco e distribuída nos hospitais que o Sorriso de Plantão atua na capital, para que as crianças hospitalizadas possam colorir enquanto aprendem. Com a ajuda de doações do projeto Semear Aracaju, o Sorriso de Plantão já obteve dez resmas para impressão, e estará distribuindo nas próximas semanas.
Como em edições anteriores, a narrativa ficou por conta dos palhaços-doutores do Sorriso de Plantão. A supervisão da parte gráfica foi do LED-Ufal, nas pessoas de Juliana Donato e Dani Amatte. Janaína Araújo, também do LED, diagramou e desenhou os cadernos, com Angela Muniz atuando na finalização.
Sobre o Sorriso de Plantão
Com 19 anos atuando na capital, o Sorriso de Plantão é um projeto de extensão universitária vinculado às Universidades Federal de Alagoas (Ufal) e Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Com base na ludoterapia, o projeto realiza plantões aos fins de semana nos hospitais, levando alegria e diversão para as crianças internadas.
Devido a pandemia da Covid-19, os plantões presenciais foram suspensos. Por meio de ações como o Colorinando e o Foguete de Leitura, com livros infantis, o projeto mantêm sua presença nos hospitais e tenta tornar a permanência mais suportável no ambiente hospitalar.
Atualmente, o Sorriso de Plantão atua no Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), Clínica Infantil Daisy Breda, Santa Casa Rodrigo Ramalho e na Santa Casa de Misericórdia (Unidade Farol).