Maio Amarelo: Em alerta para o respeito e a responsabilidade no trânsito

Por: Ana Clara Pontes

Asfalto, faróis, buzinas, semáforos. O trânsito pode ser sinônimo de estresse ou o início da viagem perfeita, mas, independente do modo que você o enxerga, do caminho que você vai seguir, ou do seu destino, a segurança é uma companhia essencial. 

Encontrar quem nunca presenciou um acidente de trânsito está cada vez mais raro. Em 2019 a porcentagem de vítimas (mortos e feridos) aumentou em 3,3% em relação a 2018, o número de pessoas que foram ao óbito devido acidentes de trânsito foi de 5.332, mesmo o número total de acidentes tendo diminuído.

Os dados mostram que os acidentes estão se tornando mais graves, e a maioria desses acidentes poderiam ter sido evitados. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, em 2019, a maior parte das ocorrências se deu por falta de atenção, correspondendo a cerca de 37%, seguido por desobediência às normas de trânsito, com 12%, velocidade acima do permitido, por volta de 9%, e o consumo de álcool em 8%.  

Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos de idade. Para mudar essa realidade o movimento internacional Maio Amarelo surge. A cor amarela crava um sinal de alerta constante, para conscientizar  motoristas, pedestres, ciclistas e todos os envolvidos no trânsito, que a prioridade é a segurança, não a rapidez, ou a praticidade. 

A campanha de 2021, tem como tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, e busca principalmente resgatar a empatia da população, as vias são coletivas, e a responsabilidade é de todos. O diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, relata: “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”.

Milhares de vidas se perdem em acidentes de trânsito, muitas vezes  devido a simples descuidos ou à falta de atenção. O Sorriso de Plantão apoia o Maio Amarelo, e busca informar sobre a importância da responsabilidade no trânsito, para que em breve as estradas brasileiras possam ser apenas retratos de bons momentos e não a primeira tragédia do dia. Para conhecer mais as ações do movimento Maio Amarelo acesse: RESPEITO E RESPONSABILIDADE. PRATIQUE NO TRÂNSITO