Sorriso de Plantão comemora o Dia dos Pais
“Ser pai é estar presente na vida de seu filho, independente de qualquer circunstância, na saúde e na doença” - E. J., pai da A., paciente da pediatria do HU
Texto de Kamilla Abely
O Sorriso de Plantão esteve presente neste sábado (10), no Hospital Universitário (HU), Santa Casa Farol, Santa Casa Rodrigo Ramalho, Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital Estadual de Doenças Tropicais (HDT) levando alegria e comemorando, junto aos pacientes e acompanhantes, essa data especial que é o Dia dos Pais. Os idosos hospitalizados se emocionaram ao lembrar de seus filhos e os pais das crianças hospitalizadas, enquanto acompanhantes, puderam perceber a importância de estarem presentes na recuperação de seus filhos.
E. J., pai da A. (3) que está internada no HU, comentou a importância do projeto nos plantões de sábado ao levar alegria para os pacientes, por meio da ludoterapia, acelerando a recuperação dos hospitalizados. “O trabalho dos palhaços doutores é excelente, transmite uma alegria imensa, quebra a rotina do hospital, muda todo o ambiente” afirmou. Ele aproveitou a folga para ficar no hospital com a filha, comemorando o dia dos pais com ela, pois, para ele, “ser pai é estar presente na vida de seu filho, independente de qualquer circunstância, na saúde e na doença, no casamento ou no divórcio”. Edvan entende a importância de sua presença na melhora da filha, “é fundamental, ela se sente tão alegre quando chego” concluiu.
Não se nasce pai, torna-se. A paternidade é um processo de aprendizado contínuo que se inicia na gestação. Ser pai não é apenas gerar uma nova vida, registrar no cartório e “bancar” financeiramente, ser pai - de verdade - é ser capaz de construir um vínculo de amor, parceria e suporte constante. Não é algo fácil, qualquer relação humana demanda tempo e paciência, é justamente no dia a dia, através de pequenos momentos, que os laços se fortalecem.
Que essa data sirva de lembrete para que os papais passem mais tempo com seus filhos e repensem seus papéis, entendendo a importância de estarem presentes em todas as circunstâncias. Que essa data sirva também para que os filhos possam comemorar junto aos seus pais, independentemente das circunstâncias (venham visitar seus velhinhos nos hospitais, nos asilos) e repensem também seus lugares enquanto filhos no fortalecimento desse vínculo que é para toda a vida.
O Sorriso de Plantão deseja um Feliz Dia dos Pais a todos que desempenham esse papel de amor e companheirismo, parabenizando a todos os papais, a todas as “pães”, a todos os padrastos e a todos os avós que, por vezes, são pais duas vezes na vida.