Mestrando da Uncisal cria guia vacinal interativo para combater desinformação
Em busca de levar o conhecimento sobre vacinação para o público em um período turbulento de desinformação, o estudante Claudio José dos Santos Junior criou um guia vacinal interativo para ser compartilhado nas redes sociais.
O documento, disponível em formato PDF, possui uma lista de vacinas comuns e, ao clicar nelas, o leitor é redirecionado para uma plataforma onde pode encontrar as mais diversas informações sobre a profilaxia. No guia também é possível verificar o calendário vacinal atualizado.
A iniciativa é parte de uma das disciplinas do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, e foi executada sob supervisão do prof. Dr. Paulo José Medeiros de Souza Costa, no âmbito da disciplina da profa. Dra. Almira Alves dos Santos, a de Recursos Educacionais.
“Dados do Programa Nacional de Imunizações revelam que,nos últimos dois anos, as coberturas vacinais entre menores de 1 ano de idade foram inferiores ao mínimo desejado e que, em 2018, apenas 88% da população-alvo foi vacinada contra sarampo em todo o país (a cobertura vacinal mínima para eliminação da doença é de 95%)”, justifica Claudio em seu trabalho.
O trabalho cita um estudo em que é mencionado que a desinformação vem reduzindo a cobertura vacinal do país, colocando o Brasil sob risco de picos de surto de doenças até então consideradas erradicadas, como o Sarampo.
As informações sobre as vacinas são retiradas do site da Sociedade Brasileira de Imunizações, onde é informado o que a vacina previne, de que é feita e uma lista com indicações e contraindicações.
Segundo Claudio, também é possível quantificar o número de pessoas que fizeram uso da ferramenta e, assim, averiguar o impacto do seu trabalho na disseminação de informações. Para conferir o trabalho, basta seguir o link.