Dia dos pais se torna cada ano mais uma data de conscientização
Neste segundo domingo de agosto, comemoramos um pouco mais distantes o Dia dos Pais, mas com o mesmo carinho e afeto! Uma data onde normalmente o Sorriso de Plantão realiza plantões especiais, esse ano a pandemia nos impediu de estarmos próximos, mas não de estarmos presentes.
Esse ano, é importante ressaltar as diversas formas de ser pai: a mãe que dobra como pai, o pai-avô, o pai-tio. Todos aqueles que nos são uma figura arquetípica de segurança, coragem, amor e luta. Mais que gerar vida, ser pai é uma construção de vínculos de afeto.
O abandono paterno é um problema comum no país, com 5,5 milhões de crianças sem o nome dos seus pais na documentação, segundo dados de 2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O dia dos pais, a cada ano, se torna mais uma data de conscientização sobre a importância da figura paterna e os efeitos nocivos da sensação de abandono nas crianças - afastando-se do seu ideal original como uma mera ‘data publicitária’ para a venda de presentes.
O Sorriso de Plantão abraça essa ressignificação e, como um projeto que lida diariamente com crianças e sua saúde, espera que essa data toque no coração dos que precisam se fazer mais presentes.
Celebramos, também, todas as formas de amor paterno ao redor do mundo, e desejamos um feliz dia dos pais para todos os que vivem a magia da paternidade