Sorriso de Plantão e Uncisal inauguram o primeiro camarim móvel de Palhaços de Hospital no Brasil
Na tarde desta quarta-feira (06), a Universidade Estadual de Ciências e Saúde de Alagoas (Uncisal) deu um passo significativo para o avanço da saúde e humanização hospitalar. O projeto de extensão universitária Sorriso de Plantão recebeu um trailer, que será utilizado como camarim pelos integrantes durante as atividades desenvolvidas em hospitais, especialmente no Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (Heha), além de outras ações pontuais.
Há 22 anos, o Sorriso de Plantão atua em hospitais de Maceió, levando alegria e esperança para crianças hospitalizadas por meio de atividades lúdicas, como canto, brincadeiras e contação de histórias. Com mais de 130 integrantes, o projeto está presente em seis hospitais da capital: o Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA), o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), o Hospital Santa Casa – Unidade Farol, o Hospital da Criança e o Hospital Metropolitano. Em mais de duas décadas, o projeto tem se expandido e consolidado como uma referência nacional.
A necessidade de um espaço próprio surgiu pela falta de um ambiente onde os integrantes possam se preparar e armazenar materiais importantes para as atividades, como álcool em gel, brinquedos, vestimentas e acessórios. Alguns dos hospitais onde o projeto atua não conseguem disponibilizar o espaço necessário, e em atividades externas ou pontuais, os integrantes sentiam a ausência de um ambiente apropriado para organização e preparação.
O professor Henrique Costa, reitor da Uncisal, viabilizou a doação de dois trailers que seriam descartados como sucatas, para serem reformados. A Polícia Militar de Alagoas se solidarizou com o projeto e pelas suas atividades nos hospitais, também se mobilizou para apoiar, realizando a concessão do trailer por meio da empresa Amgesp, responsável pela regulação do processo entre o batalhão e a universidade.
“O nosso agradecimento especial vai para a Polícia Militar e para a Orizon, que se solidarizaram com o projeto, com a sua atuação nos hospitais de Maceió há tantos anos. Eu sou apaixonado pelo Sorriso de Plantão e sempre estarei à disposição para ajudar no que for necessário. E esse camarim, ainda irá percorrer muito as ruas da nossa cidade, visitando as crianças internadas!” - compartilhou o reitor.
A reforma do trailer foi idealizada pelas arquitetas da Uncisal, Danielle Souza e Gabriela Bergamini, em parceria com a Orizon Valorização de Resíduos, empresa pioneira por inovação e tecnologia ecológica. O trailer conta com um espaço para armazenamento de materiais, vestiário, área de convivência, pia e ar-condicionado, garantindo o conforto e a funcionalidade necessários para os integrantes.
O trailer ficará fixo no estacionamento da Uncisal para que os integrantes que atuam no HGE e no Heha possam utilizá-lo aos sábados. Em atividades pontuais, o trailer poderá ser transportado para outras localidades, de acordo com as demandas do projeto. O evento de inauguração contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre integrantes, estudantes, servidores da Uncisal e apoiadores do projeto, como a Oca do Açaí, que sempre marca presença nos eventos oferecendo produtos ao público.
Dentre a trajetória do projeto, este se torna mais um entre tantos marcos, para Maria Rosa, coordenadora do projeto e integrante há 21 anos, um presente como este reforça a identidade do Sorriso de Plantão e sua importância na vida de tantas pessoas.
“São 22 anos de trajetória e possuir um espaço como este é garantir a identidade do projeto, hoje a UNCISAL mantém as seis unidades em que o projeto atua e não há palavras que possam descrever o sentimento de sermos tão valorizados. O que antes achávamos impossível, hoje, o Sorriso de Plantão possui o primeiro camarim móvel de palhaços de hospital no Brasil. “- disse Maria Rosa
O Sorriso de Plantão segue realizando conquistas a nível nacional e internacional, se mantendo como referência no campo de promoção à saúde na atenção terciária em Alagoas, beneficiando mais de mil pacientes por mês, além dos acompanhantes e profissionais do hospital que acompanham de perto o trabalho realizado.