No silêncio também cabe nariz vermelho”: TCC Sorriso de Plantão é apresentado na Uncisal

No silêncio também cabe nariz vermelho”: TCC Sorriso de Plantão é apresentado na Uncisal
Por: Laís Isabele

Na última sexta-feira, dia 11, a graduanda em Medicina pela Uncisal Mylena Ferraz apresentou seu trabalho de conclusão de curso, com o título: “No silêncio também cabe nariz vermelho: a atuação do palhaço de hospital na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica”, seu trabalho voltado ao Sorriso de Plantão também está incluído no livro “Resenha do Riso: relatos dos palhaços de hospital do projeto sorriso de plantão”.

Em seu TCC Mylena apresenta a visão e atuação na extensão universitária, trazendo as perspectivas de sua irmã gêmea, a palhaça Dra Amoremy, discutindo as particularidades da atuação do palhaço de hospital no ambiente caracterizado pela seriedade das técnicas e procedimentos.

Estudante Mylena Ferraz ao lado do orientador do projeto Claudio Soriano e da coordenadora Maria Rosa.

O título de seu trabalho aponta para o silêncio existente na UTI e UCI do Hospital Geral do Estado, popularmente conhecido como HGE, ao invés dos pulos e gritos de alegrias comumente vistos nos plantões esses espaços são marcados pela quietude. Ela ressalta o papel da música e sua eficácia no conforto espiritual e na queda no nível de ansiedade para os imersos nesse tipo de tratamento.

A apresentação de Mylena foi mais do que uma conclusão acadêmica, ela convidou à contemplação do papel do palhaço nos hospitais e do impacto de todos os envolvidos, ressaltando a relevância das abordagens acolhedoras e humanizadas  no cuidado à saúde, provocando uma intensa reflexão sobre a definição do que é ser um palhaço de hospital.