8 de março: Dia Internacional da Mulher e o reconhecimento feminino

Uma data celebrada desde 1975, quando a ONU oficializou o dia como uma forma de combater a desigualdade e discriminação de gênero, após os protestos e manifestações.
8 de março: Dia Internacional da Mulher e o reconhecimento feminino
Maria Rosa e integrantes do projeto Sorriso de Plantão. Foto: @kero_oliveirafotografia
Por: Laís Isabele

O dia oito de março, nesta sexta-feira, é conhecido internacionalmente como o Dia da Mulher, o feriado visa realçar e valorizar ainda mais a imagem feminina na sociedade, tendo em vista as dificuldades diárias e a necessidade de uma equidade social.

O feriado apresenta um caráter distinto dos demais ao passo que a celebração apresenta grande símbolo social e de revolução, sendo, portanto, um dia voltado para a educação acerca dos problemas enfrentados, ao mesmo tempo que pretende enaltecer a imagem da mulher como um ser capaz e válido nos diversos âmbitos sociais e trabalhistas. Portanto, por mais que existam incentivos para presentes e agrados para as homenageadas, o feriado não tem conotação comercial como os demais.

Em virtude disso é imprescindível nós do Sorriso de Plantão mencionarmos o trabalho de todas as nossas palhaças de hospital, assim como a Professora Maria Rosa, coordenadora do projeto há anos e que sempre procura exercer junto às participantes as atividades lúdicas no cenário hospitalar, voltadas principalmente ao público infantil, a professora e coordenadora, que é enfermeira pediátrica por formação, juntamente a equipe deixa a sua grande marca pelos hospitais que passa com o projeto, ou até mesmo em suas atuações sociais.

Sem dúvida, o 8 de Março é um dia de luta, um dia até para recordar o passado e brigar pelo futuro, um momento para ponderar e repensar atitudes, como também de almejar a resolução dos impasses que existem a serem resolvidos. Contudo, a data deve ser mais um lembrete à valorização do papel da mulher na sociedade e as suas memoráveis atitudes e posturas, seja como trabalhadora, estudante, mãe, dona de casa ou nos cargos notáveis, as ações femininas, bem como as próprias mulheres, devem ser exaltadas.