Candidatos do processo seletivo realizam primeira etapa da seleção

A seleção reuniu os 178 candidatos que tiveram as suas inscrições homologadas para realizarem a prova escrita, que contém três questões abordando temas típicos da vida de um palhaço de hospital..
Candidatos do processo seletivo realizam primeira etapa da seleção
Por: Fernanda Tenorio

No último sábado, 02, a equipe do Sorriso de Plantão deu início à primeira etapa do processo seletivo para Palhaço de Hospital 2024/2025. Realizada no Mega Auditório da Uncisal e com duração de três horas, a seleção reuniu os 178 candidatos que tiveram as suas inscrições homologadas, 

Sobre a Prova:

O processo seletivo para palhaço de hospital é composto por três etapas essenciais: prova escrita, entrevista e apresentação artística. A prova escrita desempenha um papel fundamental ao permitir que a equipe avalie mais profundamente os candidatos e compreenda como eles lidariam com as adversidades enfrentadas no contexto do projeto.

Durante a realização da prova escrita, a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Maria Rosa, além de dar as boas-vindas aos participantes, fez a leitura das questões. Esse momento teve como objetivo esclarecer eventuais dúvidas e garantir que todos compreendessem claramente o que era solicitado.

Nicole Ketly, uma das candidatas, compartilhou sua experiência positiva com a prova, elogiando a preparação oferecida pela equipe do projeto. Destacou a leitura das questões pela coordenadora do projeto, Prof. Dra. Maria Rosa, como um diferencial que proporcionou tranquilidade durante o exame.

"Minha experiência com a prova foi muito boa. Fomos bem instruídos pelo pessoal do projeto e, pra mim, a leitura das questões pela coordenadora do projeto, profa. Dra. Maria Rosa, no início foi um diferencial. Acho que toda a equipe fez um excelente trabalho, transmitindo boas energias para os inscritos. Consegui fazer a prova com mais calma e pude exercitar um pouco mais a empatia, sensatez, humanidade e o respeito ao próximo durante a realização da prova.” - Disse a estudante de Medicina que está participando da seleção pela primeira vez.

No que diz respeito ao conteúdo da prova, os candidatos foram desafiados a responder a três questões de natureza pessoal, abordando temas típicos da vida de um palhaço hospitalar. Eles foram solicitados a descrever como enfrentariam situações específicas, demonstrando assim sua capacidade de se integrar ao projeto de forma eficaz.

Para Marcus Vinícius, que está tentando pela segunda vez, é preciso usar bastante a criatividade e pensar fora da caixinha, visto que as situações apresentadas não são comuns de ocorrerem.


”Foi preciso usar criatividade e racionalidade para resolver as questões propostas… Eu acompanho o projeto desde quando minha namorada entrou e gosto muito de ouvir os relatos dos plantões, foi uma das coisas que me ajudou a realizar as questões. Eu também participei da palestra sobre “Comunicação empática na saúde” e assisti o documentário do Sorriso, além de ter lido alguns relatos da “Resenha do riso”. Isso me ajudou a ter uma conhecimento prévio do projeto e foi importante para me situar diante da prova.” - Explicou o estudante de Medicina

 

Arrecadações:

Como parte do compromisso voluntário e sem fins lucrativos do Sorriso de Plantão, para a realização da prova, os candidatos deveriam contribuir com a doação de um material solicitado de acordo com a lista disponível no edital, podendo ser brinquedos ou material de escritório A iniciativa resultou na arrecadação de 20 resmas de papel A4 e uma grande variedade de brinquedos, que serão utilizados durante as atividades do projeto.

Resultado:

O resultado desta etapa será divulgado nas redes sociais do projeto (@sorrisodeplantao) e em sua página oficial, até o dia 06 de março de 2024.