Festa do Dia das Crianças mobiliza cinco hospitais de Maceió

É sempre importante ressaltar que a promoção dessa ocasião comemorativa nas instituições hospitalares relembra continuamente o impacto da solidariedade e para que isso fosse possível os integrantes foram mobilizados em uma campanha solidária a fim de arrecadar brinquedos para serem doados e conseguir patrocinadores para as festas.
Festa do Dia das Crianças mobiliza cinco hospitais de Maceió
Reprodução: @rennerboldrino
Por: Kelwin Odilon, Marcela Barros

Anualmente, no dia 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças, uma ocasião especial que destaca a pureza, a alegria e a energia contagiante que as crianças acrescentam às nossas vidas. Diante disso, dentro do contexto hospitalar o Sorriso de Plantão encara essa data como uma oportunidade de trazer um raio de luz e acalento para as crianças que vivenciam essa etapa desafiadora em suas vidas.

A comemoração organizada pelo projeto beneficiou os cinco hospitais da capital em que já atuam: Hospital da Criança, Hospital Escola Dr. Helvio Auto, Hospital Geral do Estado de Alagoas, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e Santa Casa de Misericórdia de Maceió Unidade Farol. Logo, para que isso fosse possível os integrantes foram mobilizados em uma campanha solidária a fim de arrecadar brinquedos para serem doados e conseguir patrocinadores para as festas.

No dia 07, o Hospital Universitário soou o “Hakuna Matata” e entrou no universo do filme “O Rei Leão”, proporcionando uma tarde encantadora a todas as crianças. Para alguns integrantes, a ansiedade batia desde a formação, devido aos comentários dos membros mais antigos citarem o quão grandiosa e emocionante as festas costumam ser. Para Júnior Oliveira, o Dr. Jiu-Jítsu, apesar do processo ser longo devido a arrecadação de brinquedos e patrocínio, no final a satisfação e alegria tomava conta.

“Ver a alegria nos olhos de cada criança que por estar hospitalizada poderia perder de comemorar o seu dia e saber que essa alegria é fruto de suas ações, relembra o quão bem podemos fazer aos outros.” - revela o estudante de fonoaudiologia.

Integrantes do Hupaa / Reprodução: @caducaje @portfoliodocadu

No último sábado, 14, a festa tomou conta nos demais hospitais, o Hospital Helvio Auto surpreendeu levando um pula-pula para a unidade hospitalar e que encantou completamente as crianças que estavam internadas. Levando a todos que se fizeram presentes para o mundo dos quadrinhos, não tendo como não se encantar quando se trata de ‘Turma da Mônica”, tema escolhido para a festa.

Durante os preparativos é normal ficar nervoso e se questionar quantas crianças estão internadas e se no dia tudo irá ocorrer bem com os patrocínios, mas para Mateus Rocha, o Dr. Imagimundos, durante a montagem da festa esses pensamentos somem quando é possível ver o brilho no olhar das crianças que chegavam curiosas.

“Ver o sorriso no rosto de cada criança durante a festa e no momento de receber o presente, perceber o olhar de encantamento, alegria com o que estava acontecendo ao redor delas e sentir o abraço de pura gratidão com o que nós estávamos fazendo foram sentimentos que eu nunca vou esquecer.” - relata o estudante de medicina.

Para Mateus, o dia ficará marcado como indescritível, devido a sensação de se sentir como se tivesse voltado no tempo em que era criança, de ver a gratidão de todos que estavam ao seu redor e reviver todos os momentos especiais e com um significado tão grande em sua vida.

Integrantes do Hospital Dr. Helvio Auto / Reprodução: @@rennerboldrino

Ainda se tratando de desenhos, foi a vez do Hospital da Criança imergir no mundo do Toy Story e movimentar os corredores das enfermarias. Mostrando a todos, qual o significado do “amigo estou aqui”. Todos os integrantes estavam ansiosos para a festa devido a quantidade de palhaços neste ano terem aumentado e ficaram receosos se conseguiriam dar conta.

Para o Wcleriston Renan, Dr. Rubino, a grande responsabilidade de organizar a festa, desenvolveu um apoio mútuo entre os integrantes e gerou um vínculo ainda maior.

“Pude notar a evolução de cada um dos meus irmãos, seja através da linguagem corporal, quando queríamos nos comunicar sem o uso de palavras em um determinado momento ou através da observação comportamental do paciente ou do acompanhante. E quanto a mim? Entrei no projeto com a pretensão de vencer algumas barreiras e acabei descobrindo potencialidades que nem mesmo eu sabia que tinha. Se tivesse que resumir tudo isso em apenas três palavras seriam ‘Trabalho em Equipe’”

O estudante de enfermagem, ainda reforça que todo o esforço vai muito além do que apenas arrecadar brinquedos e a realização da festa, o significado maior está por trás dos sorrisos e da felicidade proporcionada aqueles que estão hospitalizados.

Integrantes do Hospital da Criança / Reprodução: @kero_oliveirafotografia

A decoração do HGE transformou a enfermaria em um verdadeiro ‘Safari’ com a sua decoração temática de encher os olhos. E não só as crianças ficaram encantadas, mas muitos palhaços também se emocionaram. Para o estudante de enfermagem, João Paulo, ao estar ao lado das crianças com os rostos iluminados através dos sorrisos, torna o dia especial.

“Passa uma sensação emocionante… mesmo nas circunstâncias mais difíceis, é genuinamente gratificante. É um lembrete constante do poder do humor e da empatia para oferecer o alívio, conforto e momentos de alegria durante a internação. - Dr. Alakazam

É mágico quando se percebe toda a transformação daquele ambiente hospitalar, que muitas vezes até os funcionário do local se permitem serem levados para esse universo imaginário tão rico, se permitindo ser criança novamente. No relato da Rebeca Jacinto, a Dra. Literaluna, o sentimento de estar na festa é como se estivesse revisitando alguma lembrança boa, que sempre é necessário para renovar as esperanças na vida.

A sensação de poder fazer parte de um momento como esse é indescritível. Ver os sorrisos das crianças, das mães e de cada colaborador enche o coração de alegria. É como se, ali, descobríssemos um novo propósito, um novo motivo para ser feliz. - compartilha a estudante de fonoaudiologia 

Integrantes do HGE / Reprodução: @tiagomelo_ofc

Na Santa Casa Farol, um fenômeno natural do universo acabou auxiliando no objetivo de transformar o pátio do hospital em um verdadeiro ‘Espaço Sideral’, o eclipse solar ajudou tornando a festa ainda mais especial.

A participação especial da Home VR, que já colaborou com o projeto em uma ação especial de natal, usou da tecnologia e levou a todos em uma imersão virtual ao universo. Proporcionando uma experiência ainda mais imersiva não somente aos pacientes, mas para os integrantes também.

Para Ryanne Beatriz, a Dra. Aquarina, só de contribuir com a festa, seu coração enche de gratidão, devido a sensação de se sentir útil e ressignificada em ajudar o próximo.

“Devolver o tanto de felicidade e esperança que eles mesmos me proporcionam a cada sábado, sem dúvidas alguma, esse é um sentimento que não pode parar e de grande suporte para toda a equipe de profissionais, irmãos, integrantes, pacientes e acompanhantes.” - relata a estudante de enfermagem.

Integrantes da Santa Casa Farol / Reprodução: @jeffz_ft

A campanha para esse dia tão especial durou em média dois meses e foi possível arrecadar mais de 500 brinquedos de diversas faixas etárias, entre bonecas(os), carrinhos, jogos educativos, chocalhos e brinquedos em geral. Ao todo foram 90 apoiadores diretos, que colaboram com a doação de doces, salgados, decoração, bolos, personalizados e demais produtos utilizados na festa.

É sempre importante ressaltar que a promoção dessa ocasião comemorativa nas instituições hospitalares relembra continuamente o impacto da solidariedade. Garantindo que as crianças doentes tenham acesso a cuidados de qualidade e a oportunidade de desfrutar de momentos felizes, apesar das circunstâncias desafiadoras é uma responsabilidade compartilhada pelo Sorriso de Plantão e todos os parceiros e patrocinadores, que se uniram oferecendo os seus serviços para tornar esse dia marcante na vida das crianças.