Hospital Metropolitano ingressa na lista de hospitais assistidos pelo projeto
No último dia 20/05, o Projeto de Extensão Sorriso de Plantão iniciou suas atividades no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), onde o público atendido pelo projeto é apenas adultos.
Contando com 223 leitos e atendendo casos clínicos, enfermaria, AVC, UTI Geral e para pacientes com Covid-19, desde a sua inauguração durante o pico da pandemia em 2020, o HMA é referência no Estado em assistência humanizada.
As visitas seguirão o padrão dos demais hospitais, sendo realizadas todos os sábados com os integrantes se caracterizando de Palhaços de Hospital. Realizando atividades lúdicas um pouco mais específicas para os adultos, como interações musicais e brincadeiras específicas para a faixa etária, auxiliando no tratamento médico hospitalar e na recuperação.
Apaixonada pelo projeto antes mesmo de participar, Manuela, irmã gêmea da Dra. Aislin, chegou a sonhar com o seu primeiro plantão e não deixou a ansiedade tomar conta. Todos estavam animados por ser a primeira vez no hospital e entender como funcionaria a dinâmica nas enfermarias.
Quando eu via os stories com frases do tipo: "Em pensar que dizem que somos nós que fazemos bem para eles...". Eu já imaginava que iria além de passar uma tarde diferente, e de fato viver as tardes do sorriso é acrescentar a vida bons motivos para continuar, é acrescentar a si bons motivos para se tornar melhor.
E mesmo com todos os desafios por ser um grupo novo, todos ali estavam preparados e empenhados com muito carinho e atenção. Manu ainda reforça a recepção emocionante com os pacientes, com todas as falas de gratidão e amor compartilhado, o início do seu ciclo foi lindo e mágico.
Para alguns integrantes, não foi possível conter a ansiedade e demoraram um pouco para se tranquilizar. Com o Esmael, o nervosismo tomou conta desde o momento que acordou até o início do plantão e questionamentos como, “Se eu errar a música?”, “Se o(a) senhor(a) não gostar da gente?” ou “Se eu sentir vontade chorar em algum momento? Como vou conter?”, não paravam de passar por sua cabeça.
Confesso que quando começamos o plantão ainda bateu um nervosismo e uma tensão muito forte, até mesmo quando fui cantar e tocar a primeira música, meu coração bateu tão forte que senti o violão balançar e tremer, parecendo que o coração queria sair e participar daquele momento tão especial.
Mas apesar de tudo, o estudante de enfermagem levará como experiência, que independente do nervosismo, expectativas e emoções. Ele acredita que ali, o Dr. Canta Comigo, teve um início de uma história incrível e que sua música e sua felicidade conseguiram tocar muitos corações e isso era o que mais importava.
O ingresso do Sorriso de Plantão no Hospital Metropolitano, se torna mais um, entre tantos feitos que o projeto vem realizando ao logo dos seus 21 anos, completados em março deste ano.