Curso de LIBRAS para o Sorriso de Plantão

Curso de LIBRAS para o Sorriso de Plantão

     Hoje, dia 06, mais uma página do processo de formação dos palhaços doutores começou a ser escrita. Motivados pela chegada do Dr. Cordeirinho, André Antônio, o Sorriso de Plantão, a partir de agora, estende a sua alegria através da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

 

     Para diminuir as barreiras comunicativas existentes entre o mundo dos ouvintes e o mundo dos surdos, desenvolvemos este projeto para que possa favorecer e elucidar o conhecimento da LIBRAS, para os acadêmicos do Projeto de Extensão Sorriso de Plantão, que têm o interesse e necessitam aprender a língua usada pelas pessoas com deficiência auditiva.

 

     O movimento histórico das pessoas com deficiência, no Brasil, tem sido marcado por constantes desafios que vêm resultando em conquistas significativas em prol da efetivação de direitos sociais. Segundo o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Desse total, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa. Trata-se, portanto, de um contingente considerável que foi reconhecido por suas especificidades, sendo a comunicação a de maior relevância.

 

     Nossas mãos, nossos olhares e o poder de expressão da gestualidade serão instrumentos desse tipo de comunicação, caminho que pode nos levar a outros lugares de encontro com a beleza de fazer o próximo se sentir mais leve, mais feliz.

 

Sorriso de Plantão: Um Sentimento Que Não Pode Parar heart