Relatos de um Palhaço: Drª. Tefy Absoluta

Relatos de um Palhaço: Drª. Tefy Absoluta
Drª. Tefy Absoluta faz parte da Equipe HU

Boa noite gente!!! Como vão todos?!

Preparados para mais um "Relatos de um Palhaço"?

Hoje temos como "relatora" do dia a nossa Drª. Tefy Absoluta, nos contando sobre uma experiência incrível que ela vivenciou na UTI do HU e sobre o quão diferente está o seu olhar em relação ao próximo após esse tempo plantoneando.

Fique agora com esse relato motivador e lindo!!!

 

“O Dom Irracional do Amor”

 

     A cada plantão, novas emoções vão surgindo e tomando conta do nosso ‘’EU’’, do nosso ser palhaço doutor. O coração que bate por trás e através do nosso simples nariz vermelho, vez em quando fica perplexo, acelerado, num misto de sentimentos e sensações que a mente humana jamais conseguirá entender. Algo muito maior nos move. Eu acredito que seja a força de um amor extraordinário e minha crença se tornou ainda maior depois desse plantão inesquecível.

 

     Nosso grupo 2 do HU estava reduzido nesse dia, mas por algum tipo de providência recebemos duas visitas que tornaram o plantão bastante rico. Era plantão de dia dos pais, G1 e G2 misturados, era hora de plantonear. Começamos o plantão pela nefrologia, como de costume, e ao nos aproximarmos do setor, no caminho da UTI, abordamos uma mãe que, com os olhos cheios de lágrimas, nos pedia uma visita a sua filha que estava internada na unidade. O coração ficou apertado demais! Era uma experiência diferente e, de fato, inesquecível. Prometemos tentar visitá-la na volta da nefrologia. Quando voltamos, nossa entrada foi permitida. Coração acelerado.

 

     Ao entrar lá, eu pude perceber o quanto nós, seres humanos, somos pequenos diante das reclamações que fazemos, das brigas que travamos, dos sentimentos ruins que cultivamos. Naquele lugar eu pude experimentar um amor diferente. O amor pelo desconhecido. O amor que não pede nada em troca, só dá, só ama e por si só já é amor. E nasce, e floresce, e faz a gente querer ser melhor. Foi assim que me senti quando sai do local.

 

     Ao olhar humano, os pacientes que estão naquela situação são apenas corpos que se encontram debilitados. O palhaço doutor vê diferente. Vê almas que precisam de um ar novo, de um gás de emoção, de algumas doses de carinho para ajudar a construir um recomeço que é possível aos olhos de quem crê e ama. E é possível mesmo. Lá não tínhamos instrumentos, não tínhamos brinquedos, não ensaiamos nenhum tipo de abordagem. Era o nosso eu, totalmente improvisado, aquele que é tão fragilizado quanto o paciente que está a nossa frente, mas que busca forças irracionais e mecanismos unicamente humanos para fazer sorrir. E acreditem, conseguimos um sorriso tímido e uma lágrima de emoção, conseguimos nosso objetivo que é transformar o hospital num lugar cheio de esperança e felicidade, ainda que esse lugar seja uma UTI.

 

     Cumprimos a missão. A cada música cantada em cada leito e em cada reação de alguns pacientes e seus acompanhantes, tivemos a certeza de que o arrepio que nós sentimos nessa surpresa de plantão fez com que nossos corações pudessem ser gratos todos os dias pela dádiva de plantonear. As crianças são a nossa essência! Fazem o nosso trabalho ser rico e fecundo, mas os adultos... Ah como nos ensinam! Como nos entregam! Como um pai que cuida do seu filho, assim foi pra nós, simples palhaços doutores, o dia 08 de agosto de 2015, onde fomos um pouquinho ‘’pais’’ na vida daquelas pessoas, trazendo segurança, firmeza e esperança, na certeza de que um Pai muito maior e grandioso cuida de cada um de nós.

Drª. Tefy Absoluta

 

Sorriso de Plantão: Um sentimento que muda os corações. heart

 

Você já ouviu falar do III CAILU - Congresso Alagoano Interdisciplinar de Ludoterapia que vai acontecer nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro?! Nããããão?!! Então corre na nossa página do Facebook ou no Evento lá mesmo pra saber de todas as informações e se inscreva aqui mesmo pelo nosso site através do banner do congresso no lado direito! Esperamos você!