Relatos de um Palhaço: Drª. Esperança

 Relatos de um Palhaço: Drª. Esperança
Drª. Esperança faz parte da equipe do Hospital Hélvio Auto

Hoje o "Relatos de um Palhaço" traz a experiência da Drª. Esperança ao acompanhar uma paciente num procedimento durante o plantão. Vamos conhecer essa história?

 

 

 

 

"Uma companhia que acalma”

 

Engano meu achar que aquele seria mais um plantão. Ao entrar em um dos quartos do HDT reconheci de imediato a princesinha A. que já estava interna há três semanas. Sabe aqueles vínculos que você consegue criar só com o olhar? Foi desse jeito!

 

O plantão seguiu e em certo momento a mãe de A. percebeu que sua medicação tinha acabado há um tempo e ela tinha obstruído a punção venosa. Sua mãe foi ao banheiro e de repente a técnica de enfermagem chegou para trocar a punção e naquele momento percebi os olhos amedrontados da menina. No mesmo instante fiquei nervosa, não sabia como agir. Já tinha ouvido relatos parecidos, mas não sabia que era tão difícil acalmar alguém.

 

Cheguei perto de A., olhei bem nos olhos dela e disse: eu vou ficar aqui mocinha, o quanto doer você vai apertando a minha mão. Ela não respondeu nada e eu já estava com medo de não dar certo. Em um momento ela começou a choramingar, alisei seus cabelos e ela apertava minha mão e só então percebi que sua mãe estava nos observando, fazendo com que a adrenalina tomasse conta de mim. A primeira coisa que pensei foi: Será que era para a mãe dela estar aqui no meu lugar? Mesmo na indecisão, continuei ao lado da menina.

 

Quando tudo acabou, percebi o olhar e o sorriso agradecido da mãe e da menina. Me senti a melhor palhaça Doutora da história, que sensação maravilhosa! No fim do plantão, me despedir da criança e dei tchau a sua mãe, e ela me surpreendeu, se levantou de onde estava deitada e me deu um abraço e percebi naquele instante que tinha feito a coisa certa.