Sorriso de Plantão comemorou o São João no último sábado (22)
Olá pessoal! Em clima de #tbt, trouxemos o relato de dois novos integrantes da comunicação do Sorriso sobre os plantões de São João da Santa Casa - Unidade Farol e da Clínica Infantil Daisy Breda, que aconteceu no último sábado (22). Vamos acompanhar as aventuras dos Palhaços Doutores mais arretados da capital alagoana?
Aproveita também para ver (ou rever) a reportagem da TV Gazeta que mostra os plantões do Hospital Universitário e Santa Casa - Unidade Rodrigo Ramalho, clicando aqui. Esse projeto tá famoso demais!
Cores e muito forró alegram hospitais de Maceió
No último sábado (22), as paredes da oncopediatria da Santa Casa foram coloridas pelo arraial do Sorriso de Plantão, que contou com diversas atividades para entreter os presentes e dar mais alegria à vida daqueles que mais precisam. O evento ocorre anualmente e é financiado pelos próprios integrantes do projeto – que há décadas vem trazendo felicidade aos hospitais do estado.
As atividades começaram com uma visita às salas dos pequeninos, que foram convidados junto aos seus acompanhantes a ir ao pátio, onde o arraial tomaria conta. Os oito palhaços desfilavam alegremente pelo corredor ao som de músicas de São João, que durante a festa foram substituídas ao gosto dos homenageados. Devinho Novaes, sem dúvida, foi o favorito da criançada – e os palhaços fizeram o dever de casa na coreografia.
Engana-se quem pensa que só os pacientes e os acompanhantes se alegram junto ao Sorriso de Plantão! Enfermeiros, seguranças e outros funcionários da Santa Casa se juntaram a folia, tiraram fotos e gravaram vídeos, visivelmente emocionados com a iniciativa.
Um ar de competitividade tomou conta da festa quando se iniciou o jogo de mímica, e os ânimos acirrados dos palhaços doutores foram a grande risada do dia para os presentes. O ganhador foi uma incógnita – ao fim do jogo, constatou-se que ninguém estava contando.
Após o jogo, chega o melhor momento da festa: o de forrar o bucho, como colocou uma acompanhante. Um bolo lindamente trabalhado decorava a mesa repleta de doces, salgados e lembrancinhas. Como não poderia faltar, diversos tipos de sucos para os presentes.
Ao final, os palhaços fizeram um sorteio de uma cesta (aparentemente muito pesada para um de seus integrantes, que a trouxe à duras penas) repleta de chocolates e comidas típicas de São João. A festa acabou, mas sua alegria vai durar muito na memória dos que nela estiveram – e viva São João!
Lembranças e emoções durante a festa
A Clínica Infantil Daisy Lins Brêda ficou mais colorida nesse clima junino ao receber um plantão muito arretado para comemorar o São João. O Dr Remexe, que já tem a animação no nome, colocou as crianças para dançar quadrilha, mas também ninou muitos bebês. A Dra Aviadora sobrevoou todo o hospital, lançando sementes de alegria e brincadeira, sementes estas que a Dra Super 13 ajudou a multiplicar. E em cada leito, a Dra Florescer fez uma boa colheita de sorrisos.
No meio de todo esse milharal de afeto, as Dras Lilo Estelar e Míope fizeram pipocar muitas conversas e risos das mamães que acompanhavam seus bebês. As mamães presentes acreditam na importância do projeto Sorriso de Plantão não só na recuperação das crianças como também na interação com os acompanhantes que se alegram com a visita.
O relato mais impressionante foi o de J. E. (23), que contou ser a segunda vez que tinha contato com os palhaços doutores. Há quase dois anos, ela estava na mesma clínica com seu filho internado com pneumonia e que, naquele momento triste, a visita do Sorriso mudou totalmente seu estado emocional, marcando a memória, sobretudo pelo Dr. Autocontrole que contou a história e idade dele (esta que até hoje ela não acredita). J., agora acompanhando a filha M., também com pneumonia, afirmou que estava com muita vontade de chorar, pelos problemas pessoais e de saúde da filha, mas que a conversa com os palhaços doutores trouxe muita alegria e alívio emocional.
*Os textos são de autoria de Luan Oliveira e Kamilla Abely, respectivamente