Artigo publicado em revista renomada reforça importância do Sorriso de Plantão

Artigo publicado em revista renomada reforça importância do Sorriso de Plantão
Equipe comemora a defesa do artigo com Maria Rosa (centro) quando ainda cursava seu mestrado

Produção é fruto do mestrado da coordenadora do projeto, Maria Rosa, analisa o perfil dos participantes graduandos da área da saúde; 

 

Texto de Kamilla Abely e Luan Oliveira

 

Foi publicado pela Revista Contexto & Saúde (Editora Unijuí, Conceito A1), do primeiro semestre de 2019, o artigo “O Nível de Empatia de Participantes do Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão e sua Contribuição Para a Formação em Saúde” produzido por Maria Rosa da Silva - coordenadora do Projeto Sorriso de Plantão - em conjunto com Josineide Francisco Sampaio (docente da UFAL) e Ewerton Amorim Santos (docente da Uncisal). Para conferir o trabalho na íntegra, clique aqui.

 

O objetivo da pesquisa é a identificação das competências e habilidades dos integrantes do projeto relacionados à empatia e a sua contribuição na formação profissional em saúde, visto que, apesar do projeto ser composto por alunos de diversos cursos de Graduação, cerca de 89,2% dos participantes são acadêmicos da área.

 

O artigo foi resultado do trabalho de mestrado de Maria Rosa e a escolha do tema se deu pela afinidade pelo projeto e o interesse em fazer um trabalho acadêmico que comprovasse a eficiência do trabalho – é o endosso acadêmico de que o projeto, além do já comprovado valor social, possui amplo valor científico.

 

 

A autora traçou o perfil dos participantes através de questionários, que iam desde sua área de formação até traços de sua personalidade – tudo usando metodologias reconhecidas nacionalmente. Foram constatados dados como os de que 51,6% estão a mais de dois anos no projeto e que 84,9% são estudantes de instituições públicas de ensino superior.

 

Foram encontrados também altos índices de altruísmo e sensibilidade afetiva entre os participantes – construção essencial para a criação de profissionais mais humanos e preparados para o dia a dia da medicina. Ademais, vale destacar também a importância dessa constatação cientifica como argumento de defesa para implantação de projetos como o Sorriso por todo o território nacional.