Campanha ‘Agosto Verde’ promove debate da primeira infância em Alagoas
O dia 24 de agosto é o Dia da Infância, uma data excepcional para o Sorriso de Plantão. O dia busca socializar e informar sobre o impacto da infância na vida dos cidadãos, marcada pelos seis primeiros anos de vida, uma fase primordial no desenvolvimento cognitivo, motor e psíquico. Dentro desse contexto, foi concebido o Agosto Verde, mês da Primeira Infância.
A data surgiu mediante a sanção da Lei n° 14.617, cujos principais debates propõem o atendimento de saúde completo, o progresso das relações pessoais e o direito ao lazer infantil, apontando também para o meio legal, representado pelos esforços das casas legislativas.
O projeto de extensão universitária Sorriso de Plantão compactua firmemente com essa celebração, ao passo que os objetivos da extensão universitária envolvem a ludicidade infantil, junto com a promoção de um ambiente mais acolhedor para crianças e adultos no ambiente hospitalar, sejam eles pacientes, acompanhantes ou profissionais, que também são envolvidos no universo recreativo com a visita dos palhaços.
Na manhã desta sexta-feira, 30, Maria Rosa esteve presente no Seminário Justiça e Primeira Infância, realizado pelo Poder Judiciário de Alagoas, como palestrante do tema: “Violências e o impacto na primeira infância”. O evento aconteceu no Auditório do Tribunal do Júri, no Fórum de Maceió, e contou com a presença de especialistas e autoridades na área da infância.
Maria Rosa foi convidada pelo Juiz Ygor Vieira, Coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Alagoas. A docente destacou que dos milhares de casos registrados sobre a violência infantil em Alagoas, muitos são identificados no ambiente hospitalar, ressaltando a importância dos profissionais de saúde saberem reconhecer os traços e comportamentos dessas crianças.
“Como enfermeira, é meu dever estar atenta a estes sinais, sejam eles físicos ou emocionais. Também devemos passar este conhecimento para os colegas de profissão. No Sorriso de Plantão, os integrantes estão capacitados para lidarem com este assunto durante os plantões, então, se eles perceberem algum desenho que tenha essa conotação de abuso ou comportamento suspeito por parte de um acompanhante ou familiar, eles vão procurar o profissional do hospital e passar as informações necessárias”, afirmou Maria Rosa.
O Sorriso de Plantão é referência na promoção da saúde na atenção terciária no Estado, assim como seus coordenadores e integrantes, que estão sempre presentes em eventos e seminários relacionados à saúde infanto-juvenil, compartilhando casos, teses e artigos científicos com base na experiência dentro do projeto.