Imersão literária: Um Novo Foguete de Leitura no HGE

Desde 2018, a equipe de Pediatria do HGE utiliza os livros como ferramenta para combater a ociosidade e trazer alegria tanto para as crianças quanto para seus familiares.
Imersão literária: Um Novo Foguete de Leitura no HGE
Por: Ascom Uncisal

Estamos radiantes em anunciar a chegada do novo “Foguete de Leitura" do Sorriso Plantão no Hospital Geral do Estado (HGE). Esta iniciativa, fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a COPRA, promete transformar a experiência das crianças internadas no HGE.

Ser hospitalizado nunca é fácil, especialmente para os pequenos. Contudo, graças aos Palhaços de Hospital, a leitura se transforma em uma aventura repleta de imaginação e esperança. Cristiane Caetano, coordenadora da enfermaria pediátrica do HGE, destaca que o Foguete de Leitura proporciona diversão e integração, elementos essenciais para o processo de cura.

“O Foguete de Leitura proporciona momentos de diversão, inclusive para a criança que não pode sair da sua cama para interagir com as outras na brinquedoteca. É uma forma de estimular o seu imaginário e levá-la para um mundo de mais esperança. Além disso, nós conseguimos promover mais integração, o que nos aproxima do seu universo, dos seus sentimentos, viabilizando estímulos importantes para o processo de cura”, afirma Cristiane.

Desde 2018, a equipe de Pediatria do HGE utiliza os livros como ferramenta para combater a ociosidade e trazer alegria tanto para as crianças quanto para seus familiares. Maria Rosa, enfermeira e coordenadora do projeto, reforça que a literatura é um remédio poderoso, capaz de nutrir o espírito com alegria, esperança e bom humor.

Foto: Reprodução

“O Foguete de Leitura teve início em 2018 e desde então toda a equipe de profissionais da Pediatria utiliza os livros como uma das estratégias para diminuir a ociosidade das crianças e seus responsáveis. A literatura é um elemento terapêutico, ela nutre o indivíduo de esperança, alegria, descontração e bom humor, elementos que são fundamentais para a manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças”, informa Maria Rosa.

Na última sexta-feira (24), o reitor Henrique Costa esteve presente para a entrega do novo Foguete de Leitura ao HGE. Ele enfatizou a importância de iniciativas lúdicas e acolhedoras no atendimento pediátrico, que trazem mais felicidade e alívio para os pequenos pacientes.

O diretor geral do HGE, Fernando Melro, expressou sua gratidão aos acadêmicos pela sensibilidade e dedicação às crianças e seus familiares durante o tratamento. Ele ressaltou que a literatura é uma porta para o mundo da imaginação, arte e poesia, enriquecendo a experiência hospitalar dos pequenos com momentos de magia e aprendizado.

Com o novo Foguete de Leitura, as crianças do HGE têm agora uma nova fonte de alegria e inspiração, provando que a literatura pode ser uma grande aliada no processo de cura e bem-estar.