A importância dos laços familiares na formação da sociedade

Neste Dia Internacional da Família, é essencial reconhecer e valorizar o papel das famílias na sociedade e celebrar a diversidade e a força das famílias.
A importância dos laços familiares na formação da sociedade
Por: Guilherme Vanderlei

No dia 15 de maio é comemorado o Dia Internacional da Família. A data, criada pela Organização Mundial  da Saúde, é uma oportunidade para refletir sobre a importância dos laços familiares e a sua interferência na sociedade.

No nosso contexto atual, por decorrência das significativas mudanças nas configurações familiares, vemos uma diversidade de estruturas. De famílias tradicionais a famílias monoparentais e famílias formadas por casais do mesmo sexo. Independente da forma que assumam, as famílias continuam a ser uma base primordial que reflete diretamente na formação da população, fornecendo apoio emocional e social aos seus membros.

Além disso, existem também "famílias que escolhemos", que são formadas por pessoas que, apesar da ausência de uma conexão biológica, se tornam tão importantes quanto os parentes. Estas famílias podem ser formadas com base em afinidades, interesses comuns, e valores compartilhados, criando uma rede de apoio.

É o que afirma o extensionista Fabrício Luís no vídeo em comemoração aos 22 anos do Projeto Sorriso de Plantão , ao destacar que o projeto é uma família nutrida por muito amor, compaixão e carinho.

Sendo assim, neste Dia Internacional da Família, é essencial reconhecer e valorizar o papel das famílias na sociedade e celebrar a diversidade e a força das famílias. Cada família, com suas particularidades e desafios, contribui para sejamos fortalecidos.