Celebrando 22 anos de sorrisos: O legado emocionante do Sorriso de Plantão
Há duas décadas, um pequeno grupo de estudantes de medicina decidiu espalhar alegria e sorrisos em um hospital de Maceió. E desde então, milhares de pessoas foram impactadas por essa idealização.
O objetivo é ‘simples’, mas poderoso: espalhar sorrisos onde quer que você esteja. Os integrantes do projeto se caracterizam de Palhaço de Hospital e dedicam suas tardes de sábados para passar o tempo em um ambiente hospitalar para levar música, brincadeiras e suporte emocional para os que mais precisam.
De projetos de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, mestrado ou doutorado, desde a sua criação em 2002, o projeto cresceu ultrapassando fronteiras, chegando a participar do grupo de pesquisa da Federação Europeia de Palhaços de Hospital (EFCHO) e se tornando pioneiro em Alagoas quando se trata em Promoção à Saúde na Atenção Terciária.
Beneficiando em média mais de 150 pacientes por sábado, o Sorriso de Plantão já passou por oito hospitais em sua trajetória e hoje em dia, continua desenvolvendo seu trabalho em seis unidades de Maceió: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE-AL), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA/UNCISAL), Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol, Hospital da Criança, e o Hospital Metropolitano de Alagoas.
No coração dessa grande família que atualmente possui 109 integrantes, mais de 400 estudantes de graduação escreveram um capítulo dessa história, é inegável a diferença que um projeto como este faz na vida acadêmica e profissional. Das histórias inspiradoras de superação, relações interdisciplinares e compaixão, nos leva a lembrar do poder transformador de um simples sorriso.
Ao celebrarmos os 22 anos, somos lembrados do impacto duradouro que pequenos atos de gentileza podem ter em nossas vidas. Que possamos continuar a espalhar alegria, iluminando o mundo com o brilho eterno, já que o Sorriso de Plantão, se tornou um farol de esperança.