Ano(s): 2023/2024, 2024/2025
Hospital: Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol
No alto frio das sete colinas, em uma cidade chamada Cidade das Flores, o casal Sra. Livreira e Sr. Muicafé apaixonaram-se no dia em que partilharam a leitura de um livro em uma singela cafeteria da cidade. Assim, passaram a dividir histórias, bons cafés e muito amor. Como forma de sempre recordar a maneira como se apaixonaram, batizaram sua filha de “Lileitura”. Ela cresceu na Cidade das Flores, rodeada por amor e apaixonada pelo frio das sete colinas. Lileitura, assim como seus pais, sempre amou ler ao lado de um bom cafezinho e seus livros foram seu conforto e ajuda ao longo da vida, pois as histórias contadas em cada página sempre trouxeram diversão, conhecimento ou mesmo um aconchego para os seus dias. Mas, apesar de amar a sua cidade, Dra. Lileitura precisou correr atrás do seu sonho. Por isso, mudou-se para Coité do Noia para estudar na Universidade Sorriso de Plantão (USP). Assim, Lileitura cursou a disciplina de Leitura Fantástica e Carinhologia, fez especialização em Cuidado Literamor e faz mestrado em Afetotividade. Lileitura, às vezes, sente saudade de casa. Porém, sempre que o sentimento aperta, ela vai ver o pôr do sol e lê, agradece e relembra a felicidade que é poder realizar o seu sonho e ser tão amada. Dra. Lileitura acredita no amor e carinho, que pode estar em uma xícara de café, em uma boa leitura, nos detalhes mais simples da vida, por isso ela vive cada dia partilhando do amor que recebeu, pois aprendeu que a felicidade mora nos detalhes, nos abraços e no carinho. Portanto, ela acredita que seu propósito de vida é cuidar e espalhar esse amor por onde passar.
Beatriz de Almeida
Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Tiradentes – Unit
Lilo vive no mundo da lua, e não dizem isso à toa. Nasceu no aglomerado de estrelas chamado Plêiades. Logo pequena, ela resolveu pegar carona na cauda de um cometa, atrás de um novo mundo e novas aventuras. E onde foi que o cometa caiu? Em Coité do Nóia! E foi lá que Lilo conheceu seus irmãos. Mesmo andando num cometa quando pequenininha, Lilo vive mais aventuras aos sábados no Trem do Sorriso junto com seus irmãos, levando brincadeiras de outro mundo às crianças.
Lilian Fabrício
Acadêmica de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Drª. Lindoparda
Ano(s): 2017/2018, 2018/2019
Hospital: Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol
Lindoparda nasceu em Rugidolândia, reino conhecido pelo belo rugido de todos os seus habitantes. No entanto, sua mãe Maravilhonça e seu pai Simbático perceberam que a pequena filha não conseguia cantar como todos os outros felinos. Na esperança de resolver esse problema que tanto os afligiam, a levaram para Coité do Noia, pois ouviram falar que haviam excelentes doutores morando lá. Após passar pelo tratamento e ser curada, Lindoparda gostou tanto dos palhaços doutores que decidiu se juntar a eles e foi estudar na USP (Universidade Sorriso de Plantão) para se especializar em Musicologia Aplicada a Felinos, para assim transformar seus rugidos em música. Hoje, a então Drª. Lindoparda acompanha seus novos irmãos nos hospitais e leva muito alegria com sua arte.
Karen Barros
Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Dra. Lírica
Ano(s): 2024/2025
Hospital: Hospital Escola Dr. Hélvio Auto
Na pequena e remota ilha da Fantasia, num dia de muito sol, nasceu Lírica, filha mais velha da Dona LáMi e do Sr. Poeta. A bebê falou sua primeira palavra já rimando com outra, essa condição acompanha Lírica até hoje, mas apenas nos momentos de nervosismo. Já mais velha, no auge dos seus três anos, ela sonhava em conhecer o mundo para espalhar seu lirismo com muito poema e música. Por isso, decidiu que queria cursar Poesia Aplicada à Alegria das Crianças, com especialização em Musicalização do Sorriso. Porém, sair da ilha era complicado para Lírica, pois ela não queria se separar de seus pais e de sua irmã Nina Bailarina, muito embora eles sempre tivessem apoiado a busca pelo conhecimento e pelo gosto de alegrar todos em sua volta com suas palavras e canções. Tudo mudou quando um fax chegou diretamente de Coité do Nóia, anunciando vagas para os cursos desejados por Lírica na Universidade do Sorriso de Plantão, a muito famosa, USP. Isso tocou o coração de Lírica, que desejando se formar para pegar o Trem que sai de Coité e visitar as estações do Sorriso, criando uma canção para o processo seletivo. Com muita rima pensada e palavra trocada, Lírica foi aprovada e hoje usa um instrumento de corda diferente da Lira: o violão, a fim de tocar as músicas mais animadas que forem pedidas e contar as histórias mais mirabolantes em equipe.
Larah Karolyne Lira de Mendonça
Drª. Lírio
Ano(s): 2016/2017, 2017/2018
Hospital: Hospital Geral do Estado de Alagoas
No jardim das flores encantadas, onde habitavam as mudinhas mais belas do mundo, havia uma grande flor que ainda não havia desabrochado. Quando ela finalmente desabrochou de dentro dela nasceu a Drª. Lírio, uma palhaça meiga e delicada como a flor, porém muito divertida e brincalhona. Após passar muito tempo brincando com suas irmãs Rosas, seus irmãos Cravos, com as senhoras Petúnias e com os senhores Cactos, ela decidiu que havia chegado a hora conhecer outros jardins. Durante suas aventuras Drª. Lírio acabou chegando a Coité do Nóia onde ganhou vários irmãos e irmãs novas que a acolheram com muito amor. Agora, ela estuda Risoterapia na USP (Universidade Sorriso de Plantão) e pretende se especializar na Arte das Cócegas.
Deborah Vasconcelos
Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.
Dra. Literalize
Ano(s): 2022/2023
Hospital: Hospital Escola Dr. Hélvio Auto
Moradores da 7º prateleira da Biblioteca Central, Literalize, filha da Dra. Bibliotecasa e do Dr. Livronildo, sempre gostou muito de ler desde que se entende por gente. Quando não estava nas outras prateleiras brincando com suas amigas fuligens, estava no seu cantinho lendo seus mil e um livros, que foram presentes de sua mãe. Ela ama os mundos que conhece quando viaja dentro de um livro, mangá ou gibi e, por ser uma criança mais tímida, sempre viu nos livros seu refúgio. Certa manhã decidiu que queria começar a explorar o mundo fora das tão familiares prateleiras e ser Doutora que nem seus pais, indo estudar a Arte de Contação de Histórias Incríveis e Fantásticas na (Universidade Sorriso de Plantão (USP) em Coité do Noia, Pós Graduou-se em Brincadologia e Habilidades Risológicas, participando de um curso de Besteirologia. Além disso, fez muitos novos amigos e irmãos na sua casa nova, que leva para sempre em seu coração. Sua característica mais calma e tímida engana sua personalidade brincalhona e risonha, que adora piadas e ri de QUALQUER COISA, sem exagero… Por onde anda ela, tenta deixar um sorriso no rosto das pessoas, já que ela mesma ama rir!
Manoella Evelyn
Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Tiradentes e Centro Universitário Tiradentes - Unit
Dra. Literaluna
Ano(s): 2023/2024, 2024/2025
Hospital: Hospital Geral do Estado de Alagoas
Um dia, na pequena Cidade das Letras, o Sr. Autor e Sra. Versos escreveram as mais belas crônicas lunares já lidas. A Lua, tocada com tamanha homenagem e beleza, decidiu realizar o maior sonho do casal: ter uma filha. Em uma noite de queda de estrelas - a mais bela noite do ano -, a Sra. Versos sonhou que a Lua vinha até ela e dizia que eles teriam uma filha com um enorme amor por livros - como seus pais -, um grande amor por música e pelo céu, trazendo alegria por meio de canções e de histórias. Quando a sua tão desejada filha nasceu, seus pais decidiram honrar seu amor por livros e fazer uma homenagem a tão generosa lua, batizando a pequena de Literaluna. Crescida em meio as grandiosas prateleiras da biblioteca, Literaluna aprendeu a ler e a escrever muito cedo, ajudando o seu pai a escrever as mais diversas histórias, apaixonando-se por livros e pela escrita. Grande admiradora do céu, ela passa horas observando as estrelas, a sua amiga lua e viajando entre os mais diversos universos. Um dia, em uma de suas viagens, Florzinha Jardins conheceu a menina e, admirada pelo seu amor pela leitura - principalmente quando a leitura é sobre o universo -, convidou-a para integrar a Universidade Sorriso de Plantão (USP), localizada em Coité do Nóia, onde há os melhores livros sobre o universo, além de ter o melhor céu mais estrelado já visto. Literaluna é formada em Astronomia dos Sorrisos, pós-graduada em Escrita de Felicidade e Mestre em Contação de Histórias. Falante, criativa e alegre, Literaluna está sempre disposta a utilizar todos os seus conhecimentos para arrancar grandes sorrisos.
Rebeca Jacinto
Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Uncisal
Drª. Lola
Ano(s): 2014/2015, 2015/2016
Hospital: Hospital Geral do Estado de Alagoas
Nascida de um lugarzinho no meio do nada com sabor de chocolate e cheiro de terra molhada. Lola é uma mistura bem misturadinha dos seus pais Seu Lolô, um cantor de mão cheia em animação de crianças e a Dona Lalá, uma dançarina bem dançante, por isso gosta tanto de requebrar (mesmo sendo um pouquinho desajeitada), cantarolar (tem uma voz de quase rachar a parede, mas isso é recalque de quem acha). ?? Formada pela USP (Universidade Sorriso de Plantão), graduada na antiguíssima e mais belissima arte do Remexer-Balancier-Canter, mestra em Abraçologia e claro, doutoranda em Risologia. Seu passatempo favorito aos sábados é brincar, pular, dançar, cantar sem parar, levando sua alegria e divertindo a todos!!!
Sâmea Martins
Estudante do curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.
Dra. Lovegood
Ano(s): 2023/2024
Hospital: Hospital Metropolitano de Alagoas
Era uma vez uma garota chamada Lovegood, que vivia no mundo dos trouxas, mas cuja família tinha uma conexão com o mundo mágico. Seus pais, Percy e Luna Lovegood, eram conhecidos por serem excêntricos e acreditavam em coisas como criaturas mágicas e teorias conspiratórias sobre o Ministério da Magia. Lovegood cresceu em um ambiente único, cercada por artefatos estranhos e histórias sobre o mundo mágico. Com o tempo, ela descobriu que sua verdadeira vocação estava para além da magia do mundo bruxo, mas sim para uma magia de trazer alegria e conforto para as pessoas. Lovegood decidiu que queria usar suas habilidades para transformar o ambiente dos hospitais em lugares mais agradáveis e acolhedores. Apesar de ter habilidades mágicas, Lovegood descobriu a magia em coisas simples e levava esse seu jeito especial de ver e fazer as coisas por onde passava. Assim, ela encontrou sua verdadeira vocação e se sentia feliz e realizada com ela.
Ana Clara Frutuoso
Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - Ufal
Dra. Lullaby
Ano(s): 2024/2025
Hospital: Hospital da Criança
Lullaby era uma ursinha cujo coração era tão grande quanto a sua pelagem macia. Vinda da Terra do Carinho, um lugar onde a bondade e a ternura eram tão abundantes quanto as flores na primavera. Seu nome, Lullaby, era uma homenagem ao seu talento especial: acalmar até mesmo os corações mais agitados com seu abraço reconfortante e sua voz suave. Um dia, Lullaby sentiu que sua missão na Terra do Carinho ia além de apenas espalhar amor entre os habitantes locais. Ela queria levar os seus bons sentimentos para além das fronteiras daquela terra mágica e alcançar lugares onde o afeto era mais escasso. Com determinação e coragem, Lullaby partiu em uma jornada para explorar o mundo. Ela atravessou vastas planícies, escalou altas montanhas e navegou por rios sinuosos até chegar a uma cidadezinha chamada Coité do Nóia, onde ingressou na Universidade Sorriso de Plantão (USP) e cursou Psicoamorologia – a ciência do afeto - especializando-se, posteriormente, em Alegronomia – para investigar as fontes da felicidade. Ao longo do tempo, o nome de Lullaby tornou-se sinônimo de esperança e compaixão nos hospitais de todo o globo. A sua natureza gentil tocava os corações daqueles que conhecia, deixando um legado de altruísmo e contentamento por onde passava. E assim, Lullaby cumpriu o seu propósito e fez a diferença na vida das pessoas com um sorriso de cada vez.
Rebecca Sarong
Acadêmica do curso de Odontologia do Centro Universitário de Maceió - Unima
Dra. Luminosa
Ano(s): 2024/2025
Hospital: Hospital Escola Dr. Hélvio Auto
Fruto do amor entre a Senhora Raio de Sol e o Senhor Brilhante, Dra. Luminosa vem da Terra da luz a qual cresceu rodeada de muito amor e felicidade. Sempre muito doce, alegre, carismática e gentil, Luminosa fazia questão de irradiar sua luz para tornar a vida dos moradores da sua cidadezinha mais feliz e iluminada. Contudo, Luminosa sentia que precisava levar sua doçura, alegria e luz para novas pessoas e compartilhou com seus pais o desejo que tinha em seu coração. Em busca de realizar o sonho da filha, a Sra. Raio de Sol e o Sr. Brilhante procuravam o local ideal para que sua filha pudesse trilhar esse novo caminho. Através dos seus familiares, eles conheceram a cidade chamada Coité do Nóia. Logo, com o apoio dos seus pais e amigos da Terra da luz, Luminosa busca cumprir o propósito que sentia em seu coração e, então, muda-se para o Coité do Noia para estudar na Universidade Sorriso de Plantão (USP). Na USP, Luminosa inicia a especialização em Amor de Luz, Afeto Luminoso e Sorrisos de Sol. Após terminar o curso, Dra. Luminosa tornou-se especialista em Aquecer Corações e Emanar Luz e, junto com seus irmãos de nariz vermelho, ela realiza seu propósito de vida que é acolher, ouvir, levar alegria e iluminar não apenas os corredores dos hospitais, como também cada coração de quem lá estiver presente.
Maria Ariany Figueiredo Lima
Drª. Luna Colorau
Ano(s): 2015/2016, 2016/2017
Hospital: Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol
Drª. Luna Colorau nasceu no mundo da lua, bem como o nome sugere, e desde o dia em que o homem fincou bandeira por lá, veio com seus pais (Avoada e Aluado) tentar a vida em terras terráqueas. Talvez por sua mente viver meio aqui, meio lá, é tachada de Lunática, fato que não lhe incomoda e ainda faz sentir mais perto de casa. O sobrenome não carece maiores explicações já que basta olhar pra entender que foi fruto de uma experiência que não deu muito certo, quando seu pai misturou um pouco do tempero avermelhado no shampoo e do fatídico dia até então, os cabelos da menina refletem a cor do fogo. Formou-se em Besteirologia na USP (Universidade Sorriso de Plantão) com Doutorado em Magia do Riso, e usa de seus instrumentos encantados para pintar sorrisos em crianças nos hospitais, sábado sim, sábado não.
Leily Leite
Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL..
Filha do seu Carinho e da Dona Ternurinha, ela tem um sorriso tranquilizador e cheio de amor. Adora gargalhar, brincar, dançar e pegar o trem para ir aos plantões de sábado. Formada em Besteirologia na USP (Universidade Sorriso de Plantão), com doutorado em Gargalhadaterapia, usa o amor e a doçura para arrancar sorrisos e o brilho nos olhos das crianças. E assim, sem mais açúcar, sem mais farinha, eu lhes apresento agora: a Drª. Maclinha!
Maria Clara
Acadêmica de Medicina do Centro Universitário CESMAC
Dra. Magali
Ano(s): 2014/2015, 2015/2016
Hospital: Hospital Geral do Estado de Alagoas
A menina Magali tem cinco anos de idade é um doce de criança, mas possui um apetite voraz. Ela come de tudo, sempre em alta velocidade, e sente fome o tempo todo, seus irmãos afirmam que toda sua comida vai para o seus dedinhos dos pés que são pequeninos e gorduchos. Ela é uma magricela que nunca engorda mesmo comendo uma melancia inteira sua fruta predileta. Dra. Magali sempre foi estudiosa, mas já que não arrumou um casamento, resolveu fazer Besterologia na USP (Universidade Sorriso de Plantão), especialista na arte da sedução, roubadora de corações pequeninos, mesmo sendo a encalhada de plantão arrasta admiradores por onde passa, rainha da cocada colorida ela jura que é puro charme.
Mônica Cibele
Terapeuta Ocupacional.
Dra. Manami
Ano(s): 2023/2024
Hospital: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
Rebeca Almeida
Acadêmica do curso de Enfermagem
Drª. Margalinda
Ano(s): 2014/2015, 2015/2016
Hospital: Hospital Escola Dr. Hélvio Auto
Lá no vale das flores nasceu uma florzinha diferente. De dia ela saltita, de noite dorme contente. Drª Margalinda, graduada em Besteirofloria na FFB (Faculdade Florzinhas Bonitas), com especialização em Perfumes Mágicos, mestre em Aspectos Besteirofloríticos da felicidade e Doutora em Gargalhoflorias engraçadas pela USP (Universidade Sorriso de Plantão), brotou no jardim mais belo, mais regado de amor e alegria. Gosta muito de viajar e aos sábados faz a conexão cara-fechada e sorriso-aberto no hospital mais próximo. Por isso, abram as portas, presença confirmada da diversão, do carinho e do aconchego mais esperado pelas crianças mais doces do que o doce de batata doce.
Deise Renata
Estudante do curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.